Parceiro do Projeto faz filme sobre índios isolados

17, maio, 2014

Na Terra Indígena Kaxinawá do Rio Humaitá, formada por cinco aldeias, lideranças e moradores não se cansam de investir tempo e energia para proteger seu patrimônio cultural e também o meio ambiente. Ao longo de duas gerações, os Kaxinawá do Acre perderam muito da sua cultura “tradicional aldeada”, mas, hoje, vivem um processo intenso de recuperação das “tradições”, criando mecanismos de resgate e de divulgação, inclusive internacional, da sua cultura e luta.
Nesse cenário, um nome de destaque é o de Nilson Tuwe. Morador da Aldeia de São Vicente e presidente da Associação dos Povos Indígenas do Rio Humaitá (ASPIRH), Nilson é um parceiro do Tecendo Saberes, sobretudo, pela proximidade de interesses na busca de alternativas para preservar e divulgar os saberes indígenas.
Ele conta que há um crescente interesse por parte dos mais jovens pelos costumes ancestrais e que, atualmente, a escola tem sido uma aliada no processo de revitalização cultural, uma vez que passou a incluir no currículo o ensino da língua, dos cantos e da cultura tradicional dos Kaxinawá.
Nilson também é cineasta e está empenhado na realização do seu documentário “Notícia dos Brabos”, sobre os índios que vivem isolados, sem contato com outras tribos ou com o homem branco. Na Terra Indígena do Rio Humaitá, há a presença de alguns desses grupos e Nilson busca uma solução para protegê-los. Seu filme mostra a visão dos índios a respeito desses parentes “brabos”.